quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Caruru pra Cosme e Damião

Sábado é dia de FESTA!!!
“São Cosme mandou fazer duas camisinhas 'azul', no dia da festa dele, São Cosme quer caruru”
O que? Caruru de Cosme e Damião
Quando? 26/09
Onde? Na AABB
Q horas? 18h
E as contribuições?
Caruru: O caruru será de Bárbara. Seguindo as tradições, os amigos que quiserem ajudar a comprar os ingredientes podem ficar à vontade. (Felipe já trouxe o camarão seco e Pelé o dendê).
Bebidas: Mesmo esquema: cerveja e refri compramos lá, as bebidas quentes podem ser levadas.
Descartáveis: Isso precisamos providenciar. Quem se habilita?
Doces: Vou comprar uma leva. Mas quem quiser pode levar mais. Fartura nunca é d+!!!!!
Um pouco da história:
Os santos gêmeos são muito prestigiados e populares em todo o Brasil. Mas é em Salvador, Bahia, que a dupla ganha mais notoriedade, sobretudo no mês de setembro, quando são festejados, em grande estilo, com o famoso caruru. O prato ganha tanto a mesa dos ricos quanto a dos pobres, e é sempre seguido de muita fartura e festa. Uma das obrigações de quem prepara o caruru de preceito é pedir esmolas para conseguir os ingredientes necessários. Uma vez pronto, o alimento é servido, primeiramente, aos santos e, em seguida, a sete crianças. Somente depois vira banquete para os demais convidados e para a própria família que o preparou. O prato, à base de quiabo e dendê, tem origem na África, no
culto da sociedade yorubá aos Ibeji.

Todos os anos, ao se aproximar o dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia de Cosme e Damião, é comum encontrar pelas ruas de Salvador crianças e adultos atrás de esmolas (ingredientes) para a preparação do caruru dos santos. As pessoas mais abastadas pedem aos amigos uma ajuda simbólica, garantindo, assim, a tradição.

Embora a comemoração seja obrigatória no dia 27, os carurus baianos, no entanto, acontecem durante todo o mês de setembro e prosseguem até outubro, quando são festejados, no dia 25, São Crispim e São Crispiniano, que normalmente são confundidos na crendice popular com Cosme e Damião.

Representadas por duas crianças gêmeas, essas entidades eram cultuadas com presentes e oferendas de pratos típicos e doces nos rituais do Candomblé, que se repetem até os dias atuais. Entretanto, ao se tornarem escravos no Brasil, os africanos foram proibidos de cultuar seus santos de origem. Para burlar a vigilância de seus senhores, passaram a associar suas entidades aos santos católicos, o que chamamos de sincretismo.

Para que pudessem festejar seus Ibejis ou Erês (que significa criança que gosta de oferendas), os escravos adotaram os santos gêmeos católicos Cosme e Damião. É por esse motivo que Cosme e Damião, até hoje, são associados a crianças e se oferece caruru, balas e doces no seu dia. Embora o culto aos gêmeos tenha-se originado em longínqua data e em vários pontos da Europa, foi no Brasil, no entanto, especialmente na Bahia, que a fé nos santos ganhou mais força, juntando-se às devoções das raças branca e negra.

OBS: Preciso das confirmações pra fazer a lista e ter idéia do tanto de comida.
Bjs e até lá!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário