segunda-feira, 6 de julho de 2009

Passeando por Brumado


Desculpe a demora de voltar aqui, férias são sempre assim, televisão, internet, livros, tudo fica pra trás...

Hoje começa tudo novo de novo. Mas tenho que falar do mês de junho, foi bom voltar pro interior, rever os amigos, ouvir um forró, dançar agarradinho... O coração volta melhor, e com mais saudades também.

Para quem conhece Brumado, no sertão da Bahia, vai conhecer alguns nomes que vou citar aqui. Se algum dia você for à festa junina lá da cidade tem que aproveitar e conhecer figuras interessantíssimas.

Tem Valdíria e sua moda inconfundível, sempre com algum lençol, blusa com paetês pelo meio da rua, não tem vergonha de mostrar a mulher livre que sempre foi. Anda pela cidade inteira, às vezes com uma flor na mão, às vezes com um cajado, olha no seu olho e te diz logo se você é boa pessoa ou não.

Zé de Maria... como não rir com ele? Sábado mesmo lá estava no forró, com aquela voz de alto falante velho: “Aqui é Zé de Maria, Skol Brahma, é Zé de Maria!”. Dançou o tempo todo sozinho, até tentou chegar em algumas meninas, mas com aquela pele vermelha do sol, e cheiro da bebida... melhor não arriscar.

Além desses tem outros tantos, que só indo lá pra saber. Nesse mês teve os forrós de Marcão, violão no Boca Nervosa, as festas nos bairros Olhos D’água, 2 de julho, aniversário da cidade... Eu recomendo. Lá, mesmo sendo forasteiro, você vai conhecer em poucos dias uma boa parte das pessoas da cidade, muito provável se apaixonar por uma sertaneja também, ou encontrar um caboclo que roube seu juízo.

Tem também o acarajé de Sirlene, D. Rita, o picolé da Q-sabor, o Escritório, onde a última coisa que se faz é trabalhar lá dentro. Agora tem o espetinho do Marcelinho, no Jurema, de R$1,00! Ninguém acredita nisso, mas comprove lá. Tem que provar também uma traíra no Bar do Peixe. Tem os bares dos donos... Bar de Zira, Bar de Valdir, Bar de Marcão...

E as praças? A da matriz melhor ir em dias de missa, a Armindo Azevedo ficou para o comércio, e a praça Cel. Zeca Leite, a praça da prefeitura, é o lugar de encontro de todas as horas, tem suas palmeiras, os sabiás nunca vi... É onde todo mundo se vê, todo mundo se reencontra, e foi lá minha primeira noite de férias. Forró tocando, quentão para acompanhar, e matando a saudade dessa cidade tão comum como tantas outras e tão cheia de histórias pra contar.

Tchau Brumas, daqui a pouco volto!
Foto: Pça Cel Zeca Leite

4 comentários:

  1. E tem EU, esqueceu? Pessoa especialíssima, gentil, bonita, inteligente. E nada modesta!
    Valeu, Cela! Adorei o texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Cometário por Aline Lage:

    Tem eu tbm,kkkkk.
    Realmente Brumado pode parecer a primeira vista uma cidade comum, com pessoas comuns,mas que quando vc realmente olha clinicamente vê que o comum se torna incomum aos olhos daqueles que não são de Brumado.
    Adoro o acarajé de Sirlene, a Pizz do fornalha, a picanha de Marcão, o arroz com carne de D. Celeste o doce de banana de vó Osca, o bolo xadrez de Tia Zézé e o pão do padre de Ceinha.

    ResponderExcluir
  3. Brumado é uma cidade de muitos encantos, de muita magia, p.ser apreciada ao lado de pessoas puras e superiores como vc...sua passagem por aqui alegrou nossos dias...falo em meu nome e Cia artística,kkkkk.Saudade de vc...Bjs e prepara nossa agenda p.a temporada de julho em Bsb.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Aline,por ter lembrado do arroz com carne de mainha!!!!

    ResponderExcluir