terça-feira, 12 de maio de 2009

Forró no interior

Quem passou junho no interior da Bahia, ou algum lugar do nordeste, vai se lembrar de como é boa essa época por lá. Aquele friozinho, a dança aquecendo o salão, e aquele trio perfeito: sanfona, triângulo e zabumba.

Os forrós no interior dão uma saudade da gota serena. Quem nunca recebeu um cheiro no cangote ao som de seu Luiz? Quem nunca viu o sol clareando depois de dançar a noite toda, com o quentão esquentando a garganta?

Geralmente a festa começa assim: todo mundo vai chegando, todos elegantes com suas botas, calça jeans, as mulheres com o batom na boca, os homens com cinto e fivela. Ainda naquela timidez inicial, você vai andando para o meio do salão, pra analisar o ambiente e ver se o mar está pra peixe.

De longe, olhando o palco, já se vê o cantador, o sanfoneiro mais de lado, o triângulo e a zabumba do outro. Sem querer seu pé já começa a se mexer, e o cheiro de quentão e do amendoim cozido vão invadindo a festa toda, o aroma parece te levar junto com o som da música.

Depois de alguns licores de jenipapo é hora de arriscar no arrasta pé. O cabra olha ao seu redor, fica de olho na morena, aquela do sorriso doce, o cabelo cheio de ondas, e o jeitinho matreiro. Respira fundo, vai até ela e segura sua mão:

- A morena não quer arriscar um forró comigo? – Ela nem responde, e vai entrando na dança.

A sanfona não pára, e cada giro que os dois dão é um cheiro roubado no cangote da morena. E toca um forró pé de serra, um xote, arrasta pé... Largar essa danada? De jeito nenhum! Parar só se o show acabar, ou se o chamego aumentar...

O bom é isso, tudo muito colorido, muitos cheiros, sabores, fica impossível não tornar-se cúmplice desse cenário. Luiz Gonzaga era quem tinha razão de não querer largar a terrinha dele. Não há lua mais bonita, nem estrelas que mais brilhem do que no sertão, nas cidadezinhas do interior.

Se algum dia inventarem alguma mistura melhor do que sanfona, triângulo e zabumba me avisem! Enquanto isso, estou indo ali num forrózinho, porque essa noite está fria e a lua cheia está me chamando pra festa!

2 comentários:

  1. Eta lelê - e Junho está chegandooooooo!
    Salve, salve, Lula!
    Salve, Salve, Songas!
    Salve, Salve, os licores! hummmm!
    eta, eta, eta!
    Miga, vamos arrastar pé até o pé cair!!!

    ResponderExcluir
  2. Lá em Ribeirão do Salto, na Bahia, lydio e jadiel arrazou no São João, parabens, todo ano tô lá viu..............vá tambem , vixe,. é só falar com ILMA 73 3266 6105

    ResponderExcluir