quinta-feira, 16 de abril de 2009

O paraíso é logo aqui



Antes de falar de qualquer outro lugar tenho que abrir um parêntese para a metrópole, o paraíso perdido, Brumado. Sem ele minha história não seria a mesma, e as melhores coincidências também não.

Uma vez ouvi alguém dizer que quem bebeu água debaixo daquela ponte não se separa mais da cidade, hoje em dia... humpf... não se pode dizer isso, com aquela água... Hoje quem bebe, morre e da terra não sai mesmo de jeito nenhum...

Enfim, deixando o meio ambiente um pouco de lado, falemos da cidade em si. Brumado é típica cidade do interior baiano, onde todos se conhecem desde criança, se cumprimentam e fofocam depois que você passa, é até engraçado, se não se incomodar com o disse-me-disse.
Um amigo que não vai lá há anos, sempre me pergunta como anda Brumado. Digo que está do jeitinho que ele deixou, os barzinhos da praça da prefeitura continuam os mais movimentados, todo mundo se encontra por lá, e que ainda é ótimo jogar conversa fora.

Existe coisa melhor do que encontrar todo mundo que você quer ver no mesmo lugar? Assim é Brumado. "E Nininha?" _ "Ah, não soube? Engravidou do noivo e casou" "E Fiin, ainda está estudando fora?" _ "Que menina... deu calote no pai, voltou e abriu um boteco" _ "Fique aí achando... Aqui tá muito mudado, você fica fora e não sabe de nada..."
É assim mesmo, ali na calçada do bar, o pessoal te conta tudo de todos, mesmo que você não pergunte... E assim a noite vai passando, com música ao vivo, os artistas dali mesmo (ótimos por sinal)... É quando se dá conta que já é madrugada, você pensa que é hora de ir embora? Que nada, se rodar pelas ruas mais afastadas descobre que o movimento sempre continua em outros bares mais afastados, e quase sempre com o mesmo pessoal que você encontrou mais cedo na praça. Nessas horas que acontecem o que menos se espera...

Vá em Brumado e veja se não é verdade. Se duvidar depois me conte, vou está lá em algum barzinho da Praça Coronel Zeca Leite, e te conto tudo também... Não soube de Dondinha, filha de Dona Maria?... Mas menino...

6 comentários:

  1. Cela, minha amiga amada,nunca alguém conseguiu definir o Paraíso Perdido tão bem como vc...Parabéns pelo blog.Sucesso total e diversão garantida!!!Saudade.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Opá adorei o que acabo de encontrar...seu Blog e suas descrições sobre os costumes desta terra tão cheia de segredos e magias.
    Cada um de nós em seu tempo,é claro. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Cela, tô adorando seu blog!!!! Muito bacana mesmo!

    ResponderExcluir
  4. no último parágrafo tem a frase "vou está lá", na verdade é "vou estar lá". valeu Vi!!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu nasce em brumado, e ´´e tudo isso e mais, amo minha cidade, apesar dos 35 anos longe. mais cada vez que volto lá ,mais a amo.

    ResponderExcluir